Javafree

Configurar o java plugin no Linux

Publicado por Tutoriais Admin em 16/08/2009 - 17.246 visualizações

Olá, esse é um simples tutorial que mostra como instalar o java plugin(apenas o jre) no RedHat. O que não tem muito misterio. Principalmente por que esse Sistema Operacional oferece um gerenciador de pacotes que facilita o serviço. Dito isso, vamos ao que interessa.

Primeiro, claro, faça o download do jre em http://java.sun.com/j2se/1.4.1/download.html. Escolha a versão indicada por "Linux RPM in self-extracting file". Feito isso, usando o "Explorer" do RedHat vá ao diretorio onde vc salvou o arquivo e dê um duplo clique nele. Isso deve instalar o jre no diretorio /usr/java/jre_1.4.1_02.

Entretanto, se vc tiver baixado a versão .bin digite os seguintes comandos no diretorio em que o arquivo foi salvo. Lembre-se, claro, de verificar corretamente o nome dos arquivos:

Quote:
> chmod a+x jre_1.4.1_02-fcs-linux-i386.rpm.bin
> ./jre_1.4.1_02-fcs-linux-i386.rpm.bin
> urpmi jre_1.4.1_02-fcs-linux-i386.rpm


Agora, vamos às configurações. Crie um arquivo chamado java.sh no diretorio /etc/profile.d contendo essas linhas:


Quote:
JAVA_HOME=/usr/java/jre_1.4.1_02
export JAVA_HOME
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH


Salve o arquivo e depois execute o comando:

Quote:
> chmod +x /etc/profile.d/java.sh


Feche o console e abra novamente para as mudanças terem efeito. Para configurar o java plugin para o mozilla, que é o browser default do redhat, e para o netscape6 ou acima disso, digite:

Quote:
> ln -s /usr/java/j2re1.4.1_02/plugin/i386/ns610/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla-1.0.1/plugins/libjavaplugin_oji.so


Verificando, novamente, os caminhos corretos para cada browser.

Para o Konqueror basta abrir o browser e acessar 'Settings -> Configure Konqueror -> Konqueror Browser -> Java'. Verifique 'Enable Java Globally' e ajuste a entrada em 'Path to java executable' para o diretorio bin de onde o java foi instalado. O mesmo usado para definir a variavel JAVA_HOME.

Pronto, o java está configurado no seu redhat. A maioria dos passos podem ser seguidos para outras versões do linux. Talvez mude apenas a forma de se fazer a instalação, mas, a maneira de se configurar permanece.



valeuz...

_____________________________
Marcos Silva Pereira
jack_-_ganzha
jack@javafree.com.br
www.javafree.com.br
Se é Java, é Free.

comentários: 3