Javafree

Relatório(Hibernate Annotations + JSF + iReport)

Publicado por ebarros em 05/08/2016 - 247.915 visualizações

Ai galera segue abaixo mais aplicação para ajudar no desenvolvimento do dia a dia, usando anotações do Hibernate, em conjunto com jsf e iReport. Ah idéia é parecida com exemplo q eu tinha postado anteriormente Relatorio+iReport+Servlet+JSP portanto quem jah deu uma olhada nesse exemplo nao vai ter mtas dificuldades para entender o exemplo abaixo, pois oq eu fiz eh pegar o exemplo acima e colocar os frameworks necessários outras "frescuras" uteis que podem serem utilizadas em vários lugares, como o arquivo PageBase.java no qual implementa os atributos de session, parâmetros, msgs(arquivos properties), entre outros.


Chega de conversa e vamos começar a bagaça toda então.

Em anexo segue a lista de apis usadas no projeto, o arquivo gerado pelo relatório(.pdf), os arquivos jasper (relDepartamento.jasper, relDepartamento.jrxml), arquivo de validação em javascript(validacao.js) e o banco de dados (empresa.fdb).

Primeiro vamos configurar o Hibernate.

Configurando o arquivo hibernate.cfg.xml (usando conexão com o firebird) esse arquivo deve ficar na raiz do sua pasta JavaSource ou src.
ex:/hibernateJSFReport/src/hibernate.cfg.xml



Configurado o arquivo hibernate.cfg.xml, vamos configurar o arquivo web.xml para podermos usar o framework mvc JSF. Este arquivo deve ficar na pasta WEB-INF da sua aplicação.
ex: /hibernateJSFReport/WebContent/WEB-INF/web.xml


Configurado o arquivo web.xml, vamos agora configurar o arquivo faces-config.xml. Este arquivo também deve ficar na pasta WEB-INF da sua aplicação. Ex: /hibernateJSFReport/WebContent/WEB-INF/faces-config.xml

Este que irá conter os nossos managed beans no qual servirá para redirecionar para as classes(acessando seus métodos) que desejarmos usá-los nas nossas jsp. Nesse caso estaremos redirecionando para a classe RelatorioDepartamento. Entre as tags deve ser passado o path completo onde está localizado a classe da qual deseja acessar.



Depois de configurado o arquivo faces-config.xml vamos agora configurar o arquivo index.jsp no qual servirá para redirecionarmos para a nossa página de exemplo relatoriodepartamento.jsp, ou como queria pode ser redirecionada para página que desejar. Este arquivo deve ser criado na pasta WeContent. Ex /hibernateJSFReport/WebContent/index.jsp




Depois de criado o arquivo index.jsp vamos agora criar um arquivo que eu acho muito útil, que é o arquivo JspTagLibs.jsp este arquivo servirá para não termos que declarar todos os prefixos do jsf em todas as páginas do jsp(uma mão na roda não acham? "Mão esquerda") basta incluirmos ele nas páginas jsp. Vejam um exemplo de como incluir este arquivo na página relatoriodepartamento.jsp ou no arquivo Mensagem.jsp. Este arquivo deve ser criado na pasta WeContent. Ex /hibernateJSFReport/WebContent/JspTagLibs.jsp



Depois de criarmos o arquivo JspTagLibs.jsp, vamos agora criar o arquivo Mensagem.jsp (trabalha em conjunto com os arquivos .properties). Este outro arquivo é para facilitar nossa vida, pois é nele que serão exibidas as mensagens, de alerta, sucesso, erro, no topo das nossas páginas jsp, basta incluirmos este arquivo nas página que queremos que seja exibida as mensagens citadas(alás hein agora colocamos as duas mãos na roda, dessa vez colocamos a "mão direita"). Este arquivo deve ser criado na pasta WeContent. Ex /hibernateJSFReport/WebContent/Mensagem.jsp



Depois de criarmos o arquivo Mensagem.jsp, vamos agora criar o arquivo(página) na qual será interagindo com usuário relatoriodepartamento.jsp. Nessa página jsp eh que o usuário irá informar os parametros(dataInicial e dataFinal) necessários para gerar o relatório(em pdf). Este arquivo pode ser criado na pasta WeContent. Mas no caso desse exemplo eu cria uma subpasta para ele, por ex: /hibernateJSFReport/WebContent/Departamento/relatoriodepartamento.jsp




Vamos agora criar o arquivo de configuração de logs log4j.properties. Este arquivo deve ser criado na raiz da sua pasta JavaSource ou src.
ex:/hibernateJSFReport/src/log4j.properties



Vamos agora criar o arquivo que irá conter nossas mensagens de interação com o usuário messages-departamento.properties.Este arquivo deve ser criado na raiz do sua pasta JavaSource ou src.
ex:/hibernateJSFReport/messages-departamento.properties



Bom agora vamos programar, vamos ver um pouco de java, vamos agora meter a mão na massa na parte boa do desenvolvimento. Pq fazer essas configurações acima é muito chato de fazer esses troços ai. A partir de agora as classes jah vão vir comentadas, explicando de maneira geral o que cada classe faz.


Classe(s) do pacote hibernateJSFReport.relatorios

Criando arquivo RelatorioDepartamento.java



Classes do pacote hibernateJSFReport.util

Criando arquivo FormatUtil.java



Criando arquivo HibernateUtil.java




Criando arquivo PageBase.java (Essa classe que é o bixo da goiaba)



Classe(s) do pacote model.hibernateJSFReport

Criando arquivo HibernateJSFReportProxy.java(classe q extende sua determinada interface)



Classes do pacote model.hibernateJSFReport.beans

Criando arquivo BaseObejct.java



Criando arquivo Departamento.java (Classe mapeada com as Anotações do hibernate)




Classe(s) do pacote model.hibernateJSFReport.BO;

Criando arquivo DepartamentoBO.java




Classe(s) do pacote model.hibernateJSFReport.DAO

Criando arquivo DepartamentoDAO.java



Classes do pacote model.hibernateJSFReport.Interface

Criando arquivo HibernateJSFReportFactory.java



Criando arquivo IHibernateJSFReport.java



Classes do pacote teste

Criando arquivo teste.java(arquivo para testar os metodos de acesso ao bd)



Bom valeu galera, é isso a bagaça é essa, é só mandar ver, qualquer dúvida é só perguntar(para o Dalton Camargo uhahuauhahuauh) to zuando qualquer dificuldade, é só mandar que assim que eu puder, eu respondo. Espero que este artigo ajude a somar com os conhecimentos de vocês, abraços.

PS: Opiniões, sugestões, críticas são todas bem vindas. Até + !!!!


Leia também:
Relatorio iReport + Servlet + JSP
Relatórios com iReport
Java Reporting com JasperReports e iReport Open Source(Usando Gráfico)


Banco de Dados
Acessando Banco de Dados em Java (PARTE 1)
Acessando Banco de Dados em Java (PARTE 2)
Acessando Banco de Dados em Java (PARTE 3)


Aplicativo Java acessando banco de dados:
Aplicativo Java com acesso a banco de dados: 1º parte - Dao
Acessando Dados com Java: Parte 2 - Prevendo problemas



Quer aprender mais sobre Java?
O que é Java?
Características Básicas
Orientação a Objetos



Tutoriais para Certificação Java
Fundamentos da Linguagem
Modificadores
Operadores e atribuições
Controle de Fluxo
Orientação a Objetos
Java Lang e Wrappers
Objetos e Conjuntos
Classes Internas
Threads (Segmentos)




Download:  lista_de_apis_usadas_no_projeto.txt
Size:  1 KB

Download:  validacao.js
Size:  29 KB

Download:  EMPRESA.rar
Size:  34 KB

Download:  Arquvo_de_relatorios.rar
Size:  7 KB

comentários: 24

Tópicos Relacionados