Javafree

Twittando com Twitter4J: API Java para o Twitter

Publicado por jesuino em 22/03/2010 - 79.069 visualizações

Twittando com Twitter4J: API Java para o Twitter

Objetivo: Apresentar brevemente a API Twitter4J.

Introdução: O assunto hoje é Twitter! Nunca ouviu falar? Creio que seja um pouco difícil, é o site do momento no Brasil.

Hoje podemos rodar a internet e encontrar diversos aplicativos que "desfrutam" do Twitter, nas mais variadas formas. Já está se tornando normal em blogs a marca que conta a quantidade de re-tweets que um post recebeu...

Mas pense um pouco, o que será que trouxe esse sucesso ao Twitter?

Estamos na WEB remixável, onde dados podem ser apresentados, fuçados e utilizados como bem entender, realizando misturas de programas do qual "nasce um novo filho", os Mashups. Para isso a comunicação com as bases de dados que queremos extrair deve ser simples, não deve ser "de muito custo"(aqui uma teoria gigante sobre essa comunicação que não iremos abordar!). A API do Twitter é assim, simples! Por essa razão uma parte do sucesso deve-se a API.
A API em si é fácil de utilizar! No entanto, existem APIs implementadas em linguagens de programação que facilitam ainda mais a criação de aplicativos, além de não "atrapalhar" o seu projeto, pois estão na linguagem nativa de sua aplicação(Python, Java...).
Uma dessas APIs é o Twitter4J. Nesse artigo pretendemos mostrar como utilizar alguns métodos básicos dessa maravilhosa API e terminar com exemplo.
Basicamente não vamos fugir da idéia de todos os artigos que apresentamos: a simplicidade. Em caso de dúvida, fica o fórum para uso!


Twitter4J, o início


Twitter4J é uma biblioteca Java para a API do Twitter.
Com ela escrevemos código 100% Java, ou seja, nada de ficar mexendo com URL, recebendo e tratando resposta, a Twitter4J traz tudo em classes Java, assim, se você precisa aplicar em um projeto já existente o impacto é mínimo! Além de facilitar o desenvolvimento para especialistas em Java.
Uma das maiores vantagens é o suporte a OAuth, um protocolo de autenticação no qual você pode acessar dados do usuário sem ele ter que entrar com a senha!

Quero código!!!


Vamos passar por alguns códigos de exemplo do site oficial antes de mostrar nossa simples aplicação, mas antes prepare seu ambiente de programação. Nesse tutorial iremos utilizar Eclipse na versão Galileo. Baixe também o JAR do Twitter4J.
Crie um projeto Java no eclipse, adicione o JAR do Twitter4J no seu classpath, crie um pacote chamado twitter4j, uma classe Java para nossos testes chamada TwitterUtil e vamos que vamos!
Agora vamos a alguns simples exemplos.

Pegando a sua linha do tempo
Nesse primeiro exemplo vamos pegar a linha do tempo, o que seus amigos andaram twittando. A simplicidade é extrema.
Primeiramente devemos instanciar um objeto do tipo Twitter, o mais utilizado na API. Esse objeto contém um método getTimeline() que retorna uma lista de objetos do tipo Status, que contém os "tweets" que estão na sua Timeline. Então crie um método na classe TwitterUtil chamado pegarLinhaDoTempo, que recebe o nome de usuário e a senha. Abaixo o meu código:


Atualizado o Status
Usamos o método updateStatus da classe Twitter, que retorna o Status que você acabou de atualizar. Criamos mais método para isso:


Enviando mensagens diretas
Mais um método da classe Twitter (...), sendDirectMessage, recebe o id do destinatário e a mensagem. Retorna a mensagem enviada como um objeto do tipo DirectMessage, muito fácil! Criamos mais um método para esse objetivo:


Realizando buscas
Agora entra mais uma classe na jogada, a classe Query. Mas nenhum segredo.. Usamos o método search da classe (????) Twitter, enviando um objeto do tipo Query. A resposta é no formato de outra classe nova: Tweet.
Observe que para este método não precisamos autenticar usuário(enviar o id e a senha no construtor da classe)!
Veja abaixo como ficou o método buscar:


Vendo a Timeline de uma outra pessoa
Um funcionalidade não descrita na API oficial. É muito simples: Instanciamos a classe Twitter, sem usar credenciais, e chamamos o método getUserTimeline enviando o id de quem queremos os Twitts:


Mais!!
Existe muito mais para se fazer com a API, iremos parar o exemplos por aqui, pois acreditamos que o próprio leitor pode explorar a API por si próprio a partir desse ponto! Nossa classe TwitterUtil com um método de teste:


Conclusão


Apresentamos a API do Twitter4J. O leitor desse artigo conheceu uma poderosa ferramenta que ajudará a criar/complementar aplicativos usando o Twitter, uma plataforma que cresce a cada dia e é utilizada por pessoas desde profissionais até o público em geral

Futuro


Um site simples, mas que provê muitas funcionalidades do Twitter4J será apresentado na parte 2 desse tutorial/artigo. Esperamos demonstrar o poder da API numa aplicação útil. Até lá.

OBS: O JavaFree não se responsabiliza por mal uso da API e nem de danos quanto a conta no Twitter(Se você usa a API de forma maliciosa o Twitter pode te tratar como Spammer e tirar algumas características de sua conta, ou até apaga-la! )

comentários: 3