Javafree
Página Inicial do Fórum > Design Patterns, UML e Arquitetura

Será que a orientação a objetos nos cegou para outras alternativas?



Criar novo tópico   Responder tópico


  1. kicolobo
    Posts:87


    Comment Arrow

    Publicado em: 16/03/2013 22:06:23

    Oi gente,

    postei no meu blog uma reflexão a respeito da situação atual da orientação a objetos e gostaria de saber a opinião de vocês.

    Minha tese é a de que nos afogamos na orientação a objetos de tal modo que estamos hoje simplesmente ignorando as outras alternativas que, talvez, pudessem resolver nosso problema de uma forma muito mais simples.

    Espero que gostem e também que gere uma boa discussão aqui entre nós.
    http://www.itexto.net/devkico/?p=1324
    _________________

    Henrique Lobo Weissmann
    kicolobo@itexto.net
    http://mundokico.itexto.net
    http://devkico.itexto.com.br

    Autor do livro "Vire o Jogo com Spring Framework" - http://www.casadocodigo.com.br/products/spring



  1. ronierealmeida
    Posts:1148


    Comment Arrow

    Publicado em: 16/03/2013 23:32:27

    tudo que vc escreveu é valido e digno de discussão, sem duvida, o que posso escrever sobre isso, é que o mundo não para, ou melhor, o mundo da T.I não só para como tb evolui rapidamente, isso não será diferente com o paradigma O.O, um dia vai ser coisa do passado ou simplesmente vai ser usado aqui e acolá!!! mas é claro, isso vai depender do mercado. posso estar errado, escrevendo besteira...mas nenhuma hipotese pode ser descartada no mundo da T.I.

    ahhh!!! a espera do seu proximo artigo!!!



  1. webdeveloper
    Posts:229


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 01:12:34

    OOP com ORM facilita muitas coisas em varios sentidos por tanto que seja bem apoiada na plataforma de desenvolvimento. Mas nem sempre deve ser usada a risca e tambem nao totalmente ignorada na maioria dos casos. Ja vi gente sofrendo fazendo criterias ou hqls complexas ao inves de simplesmente fazer um SQL que o proprio framework apoia com native named query, muitas vezes vem com a duvida já com o SQL desejado totalmente pronto mas querendo usar hql ou criteria.

    Entao pra mim no caso de consulta/relatorio complexo é named native sql, que vai contra a integridade do diagrama de classes, mas nao ligo para purismos, importante que a equipe e o projeto se dê bem. Classe só pra servir de transporte (neste caso de relatórios) pois as coisas sao facilitadas para uso de objetos mesmo hoje, então Java é refém disso e .NET no início era RAD mas também passou a ser refém de objetos após adoção do ASP.NET MVC que acho o máximo. Rotinas de importacao é um exemplo em que OOP deve passar longe. Tudo como sempre tem os dois lados da moeda. Cada coisa deve ser usada conforme for ajudar, se atrapalha tem algo errado. Quase tudo em Java é facilitado para o uso de objetos, diferente do Delphi por exemplo que apesar de usar linguagem OOP, tem facilidades apoiadas por meio de componentes orientados as ações mesmo, ClientDataSet/Provider resolvia facilmente grandes problemas, mas morreu, entre muitas outras coisas, por não ter encontrado uma identidade no mundo web, atirando pra todo lado.

    Sobre gets sets explicitos a toa do Java é chato mesmo, considero como sujeira no codigo. Deveria ja ter propriedades como no C#.



  1. ms27817
    Posts:1052


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 07:06:55

    Artigo para reflexão.
    Também sinto falta de algo como Structs no Java (C possui).
    Trabalhei com C/C++ e Delphi, e as vezes o modo como resolvíamos os problemas era extremamente mais rápido do que fazer em Java.
    Estava dando uma estudada no Groovy, e vi o quanto a verbosidade da linguagem Java pode tirar um pouco da produtividade.
    Em relação a OO, não é uma bala de prata. Se bem aplicada, pode resultar num sistema bem coeso e extensível, mas para atingir esse nível de maturidade, é necessário conhecer muito bem padrões, conceitos OO, etc. E mesmo assim, pode haver soluções alternativas que cheguem ao mesmo resultado com menos esforço.
    O próprio fato da JVM suportar várias linguagens já é um passo definitivo rumo a um mundo poliglota, onde cada problema é resolvido por uma linguagem que melhor se aplica ao domínio do problema. Já temos um pouco disso, para páginas usamos HTML/CSS/Javascript, para interação com o banco, SQL.

    _________________

    Marcelo Senaga
    Papel: Moderador
    Scala Developer

    http://www.devmedia.com.br/senaga



  1. thiagovpalmeir
    Posts:1456


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 10:54:30

    Muito bom o artigo, na verdade o mercado e universidades já estão rotulados. Se formos analisar muitos sistemas são dependentes da linguagem Java e vai ser bem difícil trocar por outra tecnologia. Não posso falar muita coisa pois tenho ainda pouco tempo de experiência mas pelo que vejo todas as empresas que estão na minha cidade trabalham com Java e tem inúmeros clientes, por isso que digo para uma mudança existir vai ter muito impacto no mercado.

    Seria como informar que o Iphone não fosse mais vendido, que seriam trocados por Motorola, será que os usuários ficariam satisfeitos?
    _________________



  1. eduardopessoa
    Posts:651


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 14:35:32

    Thiago, concordo com vc em partes, mas acho que vc está cego no que diz respeito a java, desconsiderando as outras linguagens!!!



  1. thiagovpalmeir
    Posts:1456


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 15:16:34

    [quote="eduardopessoa"]Thiago, concordo com vc em partes, mas acho que vc está cego no que diz respeito a java, desconsiderando as outras linguagens!!!




    Posso dizer nesse contexto que todos que começam são "vítimas", o sistema já deixa você rotulado, hoje o mundo está tendo cada vez mais smartphones com sistemas Android, onde acabou mudando toda a visão da tecnologia. As pessoas hoje conseguem fazer tudo pelo celular sem sair de casa. O Java de alguma maneira entrou na vida de cada um indiferente da forma ou visão. Na minha opinião será muito difícil substituir uma ferramenta dessa por outra, eu ouvi muitos elogios do Ruby, não sei até que ponto iria essa briga...
    _________________



  1. eduardopessoa
    Posts:651


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 16:06:36

    é bem verdade isso, mas vc não acredita que outras tecnologias, não somente O.O possa alcançar isso?



  1. thiagovpalmeir
    Posts:1456


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 16:08:27

    [quote="eduardopessoa"]é bem verdade isso, mas vc não acredita que outras tecnologias, não somente O.O possa alcançar isso?



    Não sei, você consegue?
    _________________



  1. eduardopessoa
    Posts:651


    Comment Arrow

    Publicado em: 17/03/2013 16:15:33

    eu acredito que não podemos simplesmente dizer que tal tecnologia é top de linha e ela será eterna, isso eu tenho certeza...altos e baixos...chega um dia que o baixo pode ser o fundo do poço!!!



  1. davi.costa
    Posts:2520


    Comment Arrow

    Publicado em: 20/03/2013 07:34:18

    Assim como foi um avanço o surgimento do paradigma OO, podem surgir outros paradigmas que sejam melhores e mais produtivos que o OO.

    abcs
    _________________

    att Davi Costa
    Analista/Arquiteto Java
    Especialista em Engenharia de Sistemas
    ScrumMaster Certified



  1. eduardopessoa
    Posts:651


    Comment Arrow

    Publicado em: 23/03/2013 16:37:45

    tecnologia é evolui rapido de mais (muito clichê mas é verdade, "não existe bala de prata tudo"...



  1. Relacionados